A Optimu pode e quer ser a fornecedora de licenças originais dos principais fabricante mundiais para a sua Empresa, seja qual for o seu porte.

Mas pode, sobretudo, assessora-los em todas as questões relacionadas e fases deste processo – o que é legal, o que é real necessidade de sua Organização, qual o custo real de propriedade, qual o modelo de licenciamento mais adequado, apoio na implantação, suporte conjunto continuo com o fabricante, entre outros, são aspectos para os quais nossa equipe esta plenamente capacitada.

Os tópicos a seguir mostram o quanto de informações se relacionam a este tema, são apresentados de forma bastante simplificada, mas, podemos lhe encaminhar material mais detalhado e explicativo, que voce pode solicitar através do “Fale Consoco”.

Quais os fabricante que comercializamos?

Microsoft, TrendMicro, Adobe, Corel e Computer Associates.

Para quais outros produtos prestamos serviços de suporte e gestão a nossos Clientes?

AutoCAD / Autodesk, SolidWorks, Corte Certo,

Licenciamentos diferentes para o mesmo produto?

Sim, e esta é uma condição fundamental para garantir que a performance desejada seja alcançada e os recursos de investimento sejam aplicados da melhor forma possível. Tomemos como exemplo os produtos Microsoft:

OEM (Original Equipament Manufacture) –  este modelo de licença só pode ser fornecida pré-instalada no equipamento adquirido, tem como grande vantagem o seu preço e como fator a considerar o fato de que estar amarrada à vida útil do equipamento, não pode ser reutilizada em caso de substituição do hardware, seja qual for o motivo.

FPP (Full Packaged Product) – modelo de licença que atende a necessidade de baixos volumes de aquisição, modelo conhecido como “vitrine” em caixa com midia e manual inclusos, ao contrário do OEM é a licença mais cara, por outro lado poderá ser utilizado em mais do que um equipamento, mas nunca concomitantemente.

OPEN – modelo mais indicado para atender necessidades de aquisição a partir de 5 licenças (independente do(s) produto(s)), após a celebração do contrato de compra por volume e por um período de 2 anos o Cliente tem o direito a aquisição de novos produtos com preços especiais e sem a obrigatoriedade de quantidades minimas, é também muito utilizado em projetos de regularização e/ou atualização de plataformas.

Versões diferentes para o mesmo produto?

Também, e é neste aspecto que ocorrem os erros mais prejudiciais à empresa  –  seja por subestimar a real necessidade e não obter os resultados esperados após o investimento, seja (e ainda mais comum) superestimando-a e pagando mais do que o necessário.

Um exemplo bastante conhecido é o Windows da Microsoft, disponível em várias versões: Starter, Home Basic, Home Premiun, Professional e Ultimate, que atendem satisfatoriamente as necessidades para as quais e apenas para as quais foram planejados, indo um pouco mais além, tomando como exemplo o Professional, é preciso avaliar e definir se na versão 32 ou 64 bits – fundamental para a operação com varios softwares de engenharia e gráficos.

Em relação a plataforma de uma empresa um bom exemplo é a solução anti-vírus Worry Free Business da Trend Micro, caso o Cliente não utilize ou não planeje vir a utilizar em curto a médio prazo o Microsoft Exchange como Servidor de e-mails não necessita da versão Advanced, poderá adquirir a Standard, reduzindo custos de investimento sem abrir mão de recursos de gestão e garantia de alta segurança.

Qual o risco de licenças não originais – para a Organização e para o Empresário?

De acordo com a legislação brasileira, cabe ao empresário responder por qualquer irregularidade que ocorra na companhia, inclusive se praticadas por funcionários; em muitos dos casos que presenciamos não era de seu conhecimento que determinado software tinha sido instalado em um equipamento, ou que a aquisição tinha se realizado de forma não aderente a legislação, e o custo deste cenário pode ser muito alto para a Organização e para o Empresário, não apenas em relação a valores de multas, mas em especial, em relação à imagem institucional frente a Clientes e Parceiros.

A Optimu realiza para os Clientes uma auditoria do parque instalado, identificando irregularidades e apresentando as melhores alternativas para soluciona-las, o que as vezes passa por, simplesmente, desinstalar por não ser necessária a operação daquela estação (ocorre com grande incidencia).

Já os riscos para a operação são tão graves e mais imediatos, perda de dados, virus e invasões, desatualização de versões, falha de recursos, incompatibilidade com arquivos gerados por Clientes e Fornecedores, entre outros.

Qual o volume de investimentos necessários? é muito mais caro trabalhar apenas com softwares originais?

Tres aspectos devem ser considerados:

Preços / Quanto pagar

Estão efetivamente em queda, e esta tendencia deve se manter por mais tempo. Exemplo disto é o Officer da Microsoft que hoje pode ser adquirido na versão Home and Business por R$ 388,00 com impostos já inclusos, base março de 2012.

Base de conhecimento / O que comprar

Não identificar a real necessidade de softwares para a operação, qual o produto, a versão e o modelo de licenciamento mais adequado é a causa principal da má aplicação de recursos, aumentando significativamente os investimentos necessários, em um primeiro momento porque não resultam nas melhorias esperadas e no seguinte pela necessidade de novos investimentos para adequação.

Uma situação que encontramos em um Cliente, exemplifica precisamente: Um funcionário instalou uma cópia pirata do AutoCAD porque recebia desenhos de um parceiro, não realizava qualquer alteração (até porque não estava habilitado), apenas o visualizava e quando necessário imprimia; Ele não precisava do software instalado para fazer isto, instalamos o DWG View que lhe permitia realizar estas ações, é gratuito e não sobrecarrega desnecessariamente a máquina.

Estratégia / o que considerar

A Prince & Cooke ouviu 3.650 pequenas e médias empresas em 12 países latino-americanos e 68,6% disseram ter sofrido ataques de vírus, falhas operacionais ou problemas nos últimos 12 meses. Para 14,4%, as falhas foram graves o suficiente para suspender as atividades.

Outras 13,6% informaram que os danos afetaram informações sensíveis ao negócio ou de valor. Os prejuízos relacionados a falhas ou ataques de vírus na região estão relacionados, principalmente, ao uso de softwares ilegais. Sem saber ou atraídas apenas pelo custo momentaneamente mais baixo, empresas e consumidores instalam em seus equipamentos programas que podem causar perda de dados ou prejuízos bem maiores, como o roubo de senhas de cartões ou dados cadastrais de clientes.

As micro e pequenas empresas ouvidas na pesquisa relataram principalmente ataques de vírus (60,7%) e perda de informações por falha no sistema (53,6%). Esta percepção de que o barato pode custar bem mais caro do que se imagina também começa a despertar o consumidor para os riscos dos programas e games falsificados – sejam comprados em ambulantes e shoppings populares ou baixados diretamente no computador.

Embora a conscientização sobre os riscos de uso de software falsificado tenha aumentado, ainda é difícil para o usuário mensurar as perdas que ele proporciona. Nos 12 países em que micro e pequenas empresas foram ouvidas, apenas 15% souberam identificar o valor das perdas. Na América Latina, embora não consiga quantificar o valor, 39% delas acreditam que o prejuízo está entre “médio e alto”.

Para ter uma ideia, o estudo da Prince & Cooke estima em mais de 200 dólares por mês os gastos das micro e pequenas empresas com manutenção de seus sistemas, quantia que pode exceder o custo de uso de um software legal e com garantia do fabricante. O preço aparentemente baixo de um software pirata mascara os preços altos dos serviços para limpar e reformatar sistemas infectados.

A tendencia, que parece bastante clara, é a de que cada vez mais “o barato saia caro”!

SPLA – é o modelo de licenciamento SaaS da Microsoft, a Optimu foi a primeira empresa do Brasil em seu segmento a ser credenciada para o fornecimento deste modelo, o Cliente paga apenas as licenças que efetivamente utilizou no periodo, o que resulta em economias significativas sobretudo nas organizações que operam com projetos e oscilações nos numeros de usuarios internos. O case MJP é um ótimo exemplo de utilização com sucesso destas licenças.

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